Outdoors de duas casas noturnas de shows com dançarinas expostos às margens da SC-401, em Florianópolis, foram retirados na tarde dessa sexta-feira (12). A ação atende a uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A publicidade foi considerada abusiva.
O assunto chegou a ser debatido pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), formado por procuradores de Justiça. De acordo com o MPSC, o Conselho "decidiu que é abusiva a veiculação de qualquer publicidade de casas noturnas voltas à prostituição por tratarem as mulheres como objeto de consumo, e por atingir público amplo indiscriminadamente, inclusive crianças e adolescentes".
Ainda segundo o MPSC, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) recebeu em março uma recomendação para retirada dos outdoors. O prazo venceu nesta sexta-feira.
As peças foram retiradas por empresas de publicidade com acompanhamento de fiscais da Sesp e do promotor de Justiça Thiago Carriço de Oliveira, que expediu uma recomendação
A previsão é que na segunda-feira (15) outdoors que estão em outros pontos da cidade também sejam retirados. O promotor de Justiça também deve encaminhar outra recomendação ao Município de Florianópolis e solicitará a criação de um projeto de lei que reconheça como "atentatória à moral qualquer publicidade relativas a casas de prostituição". A nova recomendação tem como base dois inquéritos civis instaurados após denúncias.
Com informações do site G1 SC