O xadrez e o tênis de mesa vão ganhar espaço nas escolas de Urussanga. As modalidades fazem parte do projeto que busca incentivar a prática dos jogos de mesa. Por enquanto, as aulas estão previstas para começar em breve em duas escolas estaduais. O objetivo é consolidar a partir do ano que vem, com mais escolas contempladas e mais alunos atendidos.
“Estamos criando núcleos de jogos de mesa nas escolas, começando com xadrez e tênis de mesa. A ideia é montar, também, uma equipe de rendimento em Urussanga, para a disputa de competições”, explica o professor das modalidades, Gustavo Meneghel.
Quem já faz parte do time é Sarha Pimentel, de 14 anos, que foi medalhista de bronze na etapa microrregional dos Joguinhos Escolares de Santa Catarina deste ano. “O xadrez me ajuda muito em outras áreas da minha vida. Antes não tinha paciência para nada, agora isso mudou”, relata a adolescente, que vai até o ginásio de esportes para praticar.
Novas oportunidades
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Esportes (DME), Gustavo de Oliveira, jogos como o xadrez ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e pode ajudar a melhorar o rendimento escolar dos alunos. O diferencial é que o esporte não exige condições físicas e genéticas específicas, possibilitando que qualquer pessoa pratique. “Esse ramo dos jogos de mesa ainda não havia sido explorado. É mais uma possibilidade para os estudantes, que podem iniciar carreira e, no futuro, ganhar bolsas de estudo”, afirma.
Colaboração: Renan Medeiros