Geral

População pode ajudar na fiscalização

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

A população de Tubarão pode auxiliar a prefeitura na fiscalização de cavalos e outros animais de grande porte soltos em vias públicas. Mesmo que a responsabilidade seja do proprietário do bicho em cuidar e assegurar que eles não fujam, o cidadão deve acionar o poder público assim que presenciar um animal solto, evitando que acidentes ocorram.

A principal medida é ligar imediatamente para a Guarda Municipal (GM) por meio do telefone 153 ou 190 com a Polícia Militar (PM). Um veículo de resgate será acionado após a comunicação. A apreensão ocorre sob tutela da GM ou PM, mediante emissão de laudo de apreensão e boletim de ocorrência na Delegacia de Trânsito e Crimes Ambientais. 

Os animais serão transportados para o Centro de Controle de Zoonoses para avaliação de um veterinário. Para retirá-lo, o proprietário deverá se dirigir à Central do Cidadão e protocolar um pedido do animal. 

Caso seja a primeira apreensão, a taxa cobrada para a liberação do animal será de R$ 10,98 por dia. Para os reincidentes o valor é de R$ 109,92. 

Dados do município

A Cidade Azul tem um rebanho bovino de 29.408 cabeças e 963 equinos. Todo rebanho bovino é brincado com a identificação do animal e do proprietário pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Os cavalos não podem ser brincados, cabendo aos donos a guarda e os cuidados do animal, bem como por possíveis danos que este venha a causar.

Colaboração: Priscila Ladislau/Decom/PMT