Educação

Fecitec traz experimentos científicos de estudantes da Satc

Mais de 130 alunos estão envolvidos na elaboração e apresentação de projetos científicos organizados na escola

A criatividade e os conhecimentos científicos estão em evidência em mais uma Feira de Ciência e Tecnologia – Fecitec da Satc. O evento, que começou nesta terça-feira (9) segue até quarta (10) no ginásio 1 da escola, é uma oportunidade para que os alunos mostrem o resultado de meses de trabalho. “Colocamos em prática aquilo que aprendemos na sala de aula”, comentou o estudante de Eletrotécnica Bruno Euzébio.

A equipe “EletroQuímica”, de Bruno e dos colegas, criou um sistema inovador, que regula a densidade da luminosidade de uma lâmpada, de acordo com a claridade externa. Conforme Bruno, um sistema semelhante existe, mas não da forma como foi projetado pelo grupo. “No nosso projeto, a proposta é fazer com que a lâmpada acenda de maneira gradativa, economizando energia”, ressaltou o aluno. A sugestão do grupo é usar a inovação em espaços públicos, como avenidas, ginásios ou campos de futebol.

O trabalho da EletroQuímica é apenas um entre os 21 inscritos por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico. Orientados por professores, os 135 alunos desenvolvem projetos que aliam os conhecimentos da sala de aula à prática. Foi o que fez a turma da “Química Sangrenta”, que juntou dois reagentes químicos e fez sangue artificial. “Também produzimos um curta de terror”, informou a aluna Larissa Schimitez, ressaltando efeitos que o medo provoca no organismo.

Casas adaptadas, o aprendizado de Matemática, a vida de insetos ou a Química forense, são alguns dos temas trabalhados na Fecitec. “Essa é mais uma oportunidade que eles têm para aprender. São trabalhos que mostram a criatividade e a pesquisa desenvolvidas pelos alunos”, ressaltou a coordenadora da Fecitec, Izes Machado Beloli

Colaboração: Comunicação Satc

[soliloquy id=”129673″]