Geral

Anac realiza vistoria esta semana

Fotos: Eduardo Zabot/SDR Tubarão

Fotos: Eduardo Zabot/SDR Tubarão

Os técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) devem chegar hoje a Santa Catarina, onde vão realizar vistoria no Aeroporto Regional Humberto Guizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, durante esta semana. 

O objetivo da vistoria é a liberação da operação por instrumentos, o que deve reduzir consideravelmente o cancelamento de pousos e decolagens no local por falta de visibilidade, devido ao mau tempo, tornando o aeroporto ainda mais atraente para as companhias aéreas e para a ampliação de voos da própria TAM, que hoje opera um voo diário, de segunda a sexta-feira, São Paulo/Jaguaruna/São Paulo. 

Na vistoria programada, os técnicos irão homologar o sistema de operação por instrumentos IFR (Instrument Flight Rules), composto por equipamentos que seguem um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave, como a orientação pelos instrumentos de bordo, em vez de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas para operar. O serviço proporciona também voos noturnos com mais segurança e conforto aos passageiros. 

A homologação dos instrumentos é aguardada pelo Estado e pela RDL Aeroportos desde antes da abertura do aeroporto. A confirmação da vistoria foi dada pelo presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, ao secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande. Em um mês de operação, o aeroporto esteve cinco dias fechado em função do mau tempo. 

A vistoria é a última etapa do processo de homologação. Depois de concluída, os técnicos avaliam se há alguma inconformidade entre o que foi apresentado nos documentos entregues e o que foi visto no aeroporto. Estando tudo correto, é publicada a homologação. 

A RDL Aeroportos já confirmou, na semana passada, que vem tratando de ampliar os horários e destinos de voos, além de realizar negociações com outras companhias. A mais avançada é realizada com a GOL, que pode ser a próxima empresa aérea a operar em Jaguaruna. Já a TAM pretende disponibilizar um voo diário para o Rio de Janeiro, de novembro a março, podendo se tornar efetivo conforme a demanda.

Ampliação

Já se preparando para um aumento de demanda no local, o governo do Estado decidiu correr atrás dos recursos para viabilizar três projetos que já estão concluídos e precisam de verba para serem feitos – a ampliação do terminal de passageiros e a construção do terminal de cargas, além da ampliação da pista. O primeiro passo é que os orçamentos sejam atualizados, já que os projetos foram feitos há anos. A busca pelos recursos deve contar com o apoio do secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, que se comprometeu, na reunião de sexta-feira, a auxiliar na captação dos valores junto ao governo federal.

Com informações do jornal Diário do Sul