Evento será no dia 26 de setembro, com casamento civil e união estável
Em uma semana de inscrições abertas, 30 casais, dez gays e 20 lésbicas, já solicitaram participar do 1º casamento coletivo homoafetivo de Florianópolis. Até 30 de junho, interessados em realizar a celebração podem se inscrever pelo site do evento. A cerimônia deve ocorrer no dia 26 de setembro, em local a definir. Não há taxa para os noivos, mas será feita uma rifa para viabilizar a festa.
"Quero que as pessoas entendam que nós estamos fazendo o evento de união homoafetiva não para afrontar, mas para romper barreiras. O cidadão tem direito de ser feliz, não importa com quem", disse a organizadora Luciana de Bastos Silva, "Lú do Bem", que desde 2005 realiza casamentos coletivos.
Segundo a organizadora, neste ano, muitos casais homoafetivos solicitaram participar das celebrações com casais heterossexuais. Pela demanda, ela diz ter optado por fazer um evento exclusivo e programar próximo a data da Parada Gay de Florianópolis.
Casais que moram na Grande Florianópolis podem optar pelo casamento civil ou contrato de união estável. Já os casais que não residem na Grande Florianópolis, somente poderão realizar o contrato de união estável. A organizadora possui uma parceria com o Tribunal de Justiça da capital, que viabiliza as questões jurídicas.
"O evento deve ter tudo que tem direito, tapete vermelho, decoração. Se eles concordarem, todos estarão de branco", disse Luciana. Ela conta que não há limite de inscrições e que tudo será planejado de acordo com a procura.