A 41ª unidade da corporação de bombeiros voluntários do estado de Santa Catarina, em Jaguaruna, divulgou os números de atendimentos realizados no mês de maio deste ano. A corporação fechou o mês com 168 atendimentos nas mais diversas áreas de atuação. O expressivo número é considerado normal pelo comando operacional se comparado aos outros meses do ano.
Com três ambulâncias a disposição da sociedade, os socorristas atenderam a 54 ocorrências em que as vítimas sofreram algum tipo de trauma físico, envolvendo acidentes de trânsito, quedas de nível e traumas diversos. E outros 82 casos de cunho clínico, onde em sua grande maioria foram vítimas com mal súbito, problemas cardíacos, respiratórios e distúrbios de comportamento.
Foram registrados ainda oito casos de auxílio a Secretaria Municipal da Saúde, sendo efetuados transportes intra hospitalares para cidade de Tubarão e outros 11 casos extraordinários, sendo a maioria deles de retirada de animais em residências ou que estavam em local de risco.
Em acionamentos para combate a incêndio as viaturas precisaram ser deslocadas em 13 casos, a maioria deles para incêndios em vegetação. Vale ressaltar o trabalho desempenhado em dois atendimentos ocorridos em diferentes dias em que os socorristas da ambulância transitavam pela rodovia BR-101 e se depararam com princípios de incêndio semelhantes (na região dos pneus) em caminhões e prontamente agiram utilizando extintores evitando assim maior dano.
Dentre as vítimas, os socorristas voluntários atenderam um total de 146 pessoas, onde 115 duas delas precisaram ser conduzidas a hospitais da região para avaliação médica.
A corporação reforça a toda população de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio que em qualquer emergência o acionamento deve ser realizado através do numero de emergência 199 podendo também ser acionado através do 3624-1213.
Colaboração: Ramon Freccia – BV Freccia