As redes sociais para muitos trazem inúmeros benefícios. O lado negativo deste tipo de comunicação são as pessoas que as utilizam para praticar crimes. Estes casos têm sido comuns e merecem total atenção por parte de pais e responsáveis por crianças e adolescentes, e pelos órgãos de segurança. Em algumas situações, os acessos tornam-se até um risco à integridade física e moral e à vida. Os crimes de pedofilia estão neste contexto.
Um homem foi preso em flagrante nessa terça-feiram (2) dentro de uma Lan House, em Laguna, por aliciar adolescentes, vítimas de falsos amigos no Facebook. Ele estava em frente ao monitor de um dos computadores, rotina que praticava com frequência nos estabelecimentos. Por volta das 16 horas, uma equipe da Polícia Civil conseguiu prender o suspeito, de 45 anos, no estabelecimento comercial, no bairro Magalhães.
Ele ganhava a confiança das meninas. Depois gravava vídeos e fotos cedidos por elas. As vítimas eram ameaçadas constantemente de que teriam seus nomes e imagens divulgadas nas redes sociais, caso não enviassem fotos sensuais e pornográficas.
O homem é morador do município, é casado, tem filhos, trabalhava como autônomo e mantinha contato com adolescentes de várias regiões do Brasil. “Após o interrogatório, ele foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada (UPA) da Cidade Juliana e responderá pelos crimes de falsidade ideológica, extorsão e pedofilia. Ele alegou fazer tratamento psiquiátrico e ter tido uma recaída ao utilizar as redes sociais para manter contato com jovens”, informou o delegado Flávio Costa Gorla.
Métodos mais utilizados pelos pedófilos
• Perfis falsos
• Linguagem que cativa o público infantil
• Confiança
• Chantagem emocional ou financeira
• Roubo de senhas
Com informações do jornal Notisul