A Prefeitura de Laguna, no Sul de Santa Catarina, demitiu 188 servidores de cargos comissionados para cortar gastos. As demissões foram assinadas na sexta-feira (29) pelo prefeito Everaldo dos Santos e publicadas no Diário Oficial do Município na segunda-feira (1º).
"Todos foram comunicados sobre as exonerações na tarde de sexta. Alguns serão chamados para ocupar cargos pontuais, mas será um número pequeno. O prefeito, vereadores e alguns secretários vão discutir isso em reunião nesta tarde", afirmou o secretário de Comunicação, Celso Fernandes. Segundo ele, o valor que o município espera economizar com as demissões não foi contabilizado.
Só no gabinete do prefeito foram demitidos 20 funcionários comissionados. A Secretaria de Educação e Esportes foi a mais afetada pelo corte: 33 servidores foram exonerados. Na Saúde foram 30.
A contenção de despesas também afetou as Secretarias do Governo, da Fazenda, de Administração e Serviços Públicos, de Turismo, Lazer, Desenvolvimento Econômico e Social, de Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, de Comunicação Social, de Planejamento Urbano e Habitação e a Secretaria de Assistência Social.
Comissionados das Fundações de Cultura, de Meio Ambiente e na Fundação Irmã Vera também foram demitidos.
Entre os exonerados estão secretários adjuntos, assessores, coordenadores e diretores. "O prefeito fez contra a própria vontade, mas era necessário para conter despesas", detalha o secretário de Comunicação. Fernandes ressalta que, com as demissões, as atividades das Secretarias e Fundações afetadas devem ser readequadas.
Com informações do site G1 SC