Depois de ser apresentado na Câmara Municipal durante a sessão do dia 1º de junho, o Projeto de Lei 17/2015 de autoria do vereador Lourival João (PROS), o Cabo Loro, que reconhece de utilidade pública a Associação dos Surdos do Extremo Sul – Asesc, tramita nas comissões internas da Casa. A expectativa é que a matéria seja votada nas próximas sessões. No mês de junho, o Legislativo ainda terá reuniões legislativas nos dias 3, 8, 10, 12 e 17.
A concessão do título de Utilidade Pública torna mais fácil a captação de recursos e serviços para a entidade. Autor do projeto, o vereador Cabo Loro observa que a aprovação da proposta representará um momento é especial para a Associação dos Surdos do Extremo Sul Catarinense. “Utilizar recursos públicos para atender aos deficientes é uma bonita iniciativa. Aprovamos com toda alegria ao saber que o benefício será para estas entidades que são de grande importância e prestam grandes serviços em prol das pessoas especiais”, afirmou o vereador.
Trabalho da Associação dos Surdos
Já o presidente da Asesc, Herlon Charles Motta, destaca que os surdos lutam pela inclusão da Linguagem Brasileira de Sinais – Libras nas salas de aulas, e principalmente a inclusão social do surdo na sociedade, que cada vez mais vem crescendo na região.
Todas as escolas de Araranguá já possuem professores intérpretes e especiais para os alunos que necessitam, um resultado de anos de reivindicação da associação.
A Asesc mantém uma programação de atividades permanente. Participa, por exemplo, da Festa Junina de Araranguá, sempre vendendo quitutes visando arrecadar contribuições para a própria associação, que contabiliza recursos e doações projetando concretizar o sonho da sede própria. No Extremo Sul Catarinense, a associação possui aproximadamente 150 associados.
Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores de Araranguá
[soliloquy id=”128552″]