Em um mês de operação comercial com a empresa TAM, no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, foram registrados 38 pousos e decolagens, somando uma movimentação de 4.116 passageiros. “São números expressivos, já que o aeroporto está apenas iniciando suas operações comerciais. Há de se considerar também os cinco dias em que a operação não pôde ser realizada em Jaguaruna devido ao mau tempo, o que acabou resultando em voos alternados para o Hercílio Luz em Florianópolis”, destaca o superintendente da RDL Aeroportos, Walmir dos Santos da Silva Junior.
A instabilidade do tempo alterou as rotas das aeronaves durante alguns dias, mesmo assim a TAM disponibilizou transporte e hospedagem aos passageiros para evitar transtornos. “As condições de tempo sempre são entraves nos aeroportos, a região Sul do Estado sofre com frequência as intempéries da meteorologia, inclusive nos últimos dias tivemos a formação de um ciclone extratropical no L,itoral próximo ao aeroporto. Mesmo assim, aqui em Jaguaruna, essa condição deve melhorar assim que obtivermos a homologação dos equipamentos que permitem aproximações por instrumentos, equipamentos que já encontram-se instalados e operacionais”, afirma o gerente de operações da RDL Aeroportos, Fernando Castro.
Segundo dados da RDL Aeroportos, que administra o Aeroporto Regional Sul, em 2014, enquanto vários aeroportos da região Sul do país, como Porto Alegre, Forquilhinha, Navegantes, Joinville e Curitiba, permaneceram fechados durante dias, Jaguaruna permaneceu fechado por apenas 36 horas das 1,5 mil horas de levantamento meteorológico. Nestes 30 dias, também houve 28 pousos e decolagens de aeronaves executivas, com a movimentação de 49 passageiros.
Colaboração: Eduardo Zabot/Comunicação SDR de Tubarão