Geral

Operação por instrumentos deverá iniciar no Aeroporto de Jaguaruna

Inspeção da Anac é confirmada

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os problemas de cancelamento de pousos e decolagens por falta de visibilidade devido ao mau tempo no Aeroporto Regional Humberto Guizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, serão resolvidos. Na segunda semana do próximo mês (data ainda não definida), os inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizarão uma vistoria para liberação da operação por instrumentos.

A confirmação foi feita pelo presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, ao secretário de articulação nacional, Acélio Casagrande, nesta sexta-feira. “Ele me ligou para dar uma resposta aos pedidos que levamos até ele em Brasília e confirmou a vistoria”, assegurou Casagrande.

Nos últimos dias, por três vezes, os voos da TAM com saída de Congonhas (SP) em direção a Jaguaruna, não conseguiram pousar e, por consequência, também não decolaram. Na vistoria programada, os técnicos irão homologar o sistema de operação por instrumentos IFR (Instrument Flight Rules), composto por equipamentos que seguem um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave como, por exemplo, a orientação pelos instrumentos de bordo, em vez de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas. Essa qualidade do serviço proporciona também voos noturnos com mais segurança e conforto aos passageiros.

Ampliação dos terminais

Além disso, em reunião com o gerente Fernando Castro, da RDL Aeroportos, empresa que administra o Regional Sul,  também nesta sexta-feira Acélio Casagrande, acompanhado dos secretários regionais de Criciúma, João Fabris, e de Tubarão, Caio Tokarski, discutiram os projetos de ampliação do terminal de embarque, terminal de cargas e pista. “Os projetos já estão prontos e serão trabalhados junto a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República para captação de recursos”, completou Acélio.

Com informações do Jornal Notisul