Clima

Em maio chove por quase três meses na região

Climatologista aponta índices de chuva acumulada e probabilidade de alagamentos no extremo Sul do estado

Foto: Mariana Noronha / Portal Engeplus

Foto: Mariana Noronha / Portal Engeplus

O mês de maio de 2015, de acordo com o climatologista, Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga, foi o mais chuvoso do ano, até o momento. A quantidade de chuva deste mês corresponde à uma estimativa padrão de três meses de chuva.  

Segundo Sônego, do dia 1 de maio, até as 13 horas desta quarta-feira (27), já acumulou 234 milímetros em Criciúma, sendo que a média deveria ser de 84 milímetros. Segundo o Portal Engeplus, em Içara não foi diferente, a média que aponta 80 milímetros, ultrapassou para 215. "Só no dia de hoje, a estimativa de chuvas acumuladas nas últimas 24 horas, para Criciúma, é de 66 milímetros", complementa. 

Extremo Sul pode apresentar alagamentos

A região carbonífera, conforme Sônego, não corre risco de apresentar alagamentos durante o dia de hoje. Isso porque, segundo o climatologista, a chuva pode cessar nesta noite.  

"A previsão é que chova até as 21 horas em Criciúma. A região não corre risco de alagamentos porque a chuva também não se concentra. É uma vantagem porque chove em intervalos de horas", diz.  

No entanto, os municípios do extremo Sul do estado (Amesc) devem ficar em alerta, pois as chuvas são mais intensas nessa região. Confira abaixo a estimativa de chuva para os municípios nas últimas 24 horas: 

Extremo Sul:  

Praia Grande= 120 mm 

São João do Sul= 109 mm 

Santa Rosa do Sul= 92 mm 

Sombrio= 94 mm 

Morro Grande= 83 mm 

Araranguá= 78 mm 

Amrec e Amurel: 

Criciuma= 66 mm 

Içara= 62 mm 

Orleans= 64 mm 

Tubarão= 59 mm