Clima

Ciclone Extratropical próximo a costa deixa Defesa Civil em Alerta

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com aviso meteorológico da Epagri/Ciram, entre hoje (26) e amanhã (27/), pode ocorrer chuva forte e risco de temporais (ventania e descarga elétrica) em Santa Catarina, especialmente para o Litoral onde a chuva será mais intensa, com acumulado previsto superando os 200 milímetros (mais que o dobro da média do mês). Com a intensidade das chuvas há risco alto para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

O Coordenador Municipal da Defesa Civil de Araranguá, Paulo Roberto Oliveira, com base nas informações repassadas pelos institutos de meteorologia, já tomou as devidas providências, acionando as Secretarias de Obras, Interior, Assistência Social, Exército Brasileiro. “Caso seja necessário já providenciamos locais para abrigar famílias que vivem em área de risco. Estamos em estado de alerta, mas torcemos para que as previsões não se confirmem e não venhamos a sofrer com alagamentos nas áreas consideradas de risco”, observa Oliveira.

Previsão Epagri/Ciram

Entre quarta (27) e sexta-feira (29/05), VENTO FORTE com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul, devido à atuação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC. Mar MUITO AGITADO a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de RESSACA. 

Previsão de acumulado de chuva nos próximos dias: 

Terça-feira (26/05): 30 a 50 mm em média no Estado. Pontuais de 60 a 80 mm no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí, e acima de 100 mm no Litoral Norte. 

Quarta-feira (27/05): chuva forte com 50 a 70 mm em média no Estado. Pontuais de 90 a 100 mm no Oeste, e de 120 a 150 mm no Litoral. Esses pontuais podem ser ultrapassados em algumas localidades. 

Quinta-feira (28/05): 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado. Chuva mais intensa no Litoral Sul, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 a 90 mm. 

Sexta-feira (29/05): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média. Chuva mais intensa no Litoral Sul, com pontuais de 40 a 60 mm.

Recomendações da Defesa Civil SC para o período (26 a 29/05): 

Tempestades com descargas elétricas (raios),vento e granizo: 

Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: 

Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: 

Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: 

Perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: 

Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira (28/05): chuva de 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado. AVISO: para o Litoral Sul, chuva mais intensa, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 a 90 mm.

Sexta-feira (29/05): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média. AVISO: para o Litoral Sul, média de 40 a 60 mm.

Aviso: para quinta e sexta-feira, vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e no Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul. Mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca.

Sábado (30/05): a chuva diminui e o sol aparece em todas as regiões. A agitação marítima diminui gradativamente.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 8849-6912 (Paulo) e 8823-8331(Márcio Honório) Defesa Civil – 3524-6366 – 190 (PM) e 193 (Corpo de Bombeiros).