Centro e treze candidatos vão disputar a vaga para Vereador Mirim que terá as eleições nos dias 17, 18 e 19 de junho em suas escolas. Ao todo 24 instituições de ensino se inscreveram no projeto, sendo que uma desistiu por questões internas. Na tarde de ontem (22) representantes das escolas inscritas estiveram na Câmara para saber os detalhes da eleição e da votação.
“Vamos encaminhar um modelo de santinho para as escolas e todo o material para a o dia da votação. Funcionários da Casa estarão à disposição nesses dias e vamos contar com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral que vai nos fornecer as urnas”, comentou a vereadora Camila Nascimento (PSD), coordenadora do projeto.
Segundo ela, o processo eleitoral vai envolver em torno de nove mil alunos. Um link no site da Câmara foi disponibilizado com os nomes e números de cada candidato e o horário da votação será das 9 às 15h. “Como são 23 escolas dividimos por dias, ou seja, a cada dia da eleição vamos fazer a votação em oito escolas. O último dia terá sete escolas fazendo a votação, para facilitar todo o processo e deixar tudo organizado. Além disso, o Arão Josino Silva, que já foi vereador Mirim vai estar à disposição das escolas no dia 28 de maio, para contar a história dele”, disse. Os vereadores Edson Aurélio (PSDB) e Paulo Ferarezi (PMDB) também participaram da reunião, já que fazem parte da Comissão.
O programa tem por objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes. Será composto por 17 Vereadores Mirins, escolhidos através de uma eleição entre as escolas públicas e particulares da rede de ensino de Criciúma. Eleitos e diplomados em sessão específica para este fim, os Vereadores Mirins poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações. O mandato é de uma Sessão Legislativa.
Colaboração: Daniela Savi