Fato aconteceu no interior de Lauro Müller
Um caso raro de gestação gemelar, ou seja, quando um animal apresenta dois ou mais fetos em uma prenhez, foi registrado em Lauro Müller. O proprietário de uma égua da raça Crioula ficou impressionado ao ver o animal parir dois potros.
O animal pertence a Rangel Antunes que cuida da égua há sete anos. O caso foi registrado na semana passada na localidade de Morro da Palha.
Segundo o médico veterinário Oylson dos Santos, que acompanhou o parto, a fecundação se deu por monta natural – o pai é da raça Quarto de Milha – más a gestação gemelar independe de a fecundação ter acontecido desta forma ou por meio de inseminação. É algo espontâneo, da fisiologia do animal.
"É uma peculiaridade, uma individualidade desta égua. A placenta e o útero foram compatíveis para manter a oxigenação e a nutrição de ambos os fetos até o nascimento", explicou o veterinário, acrescentando que essa foi a primeira gestação da égua, o que torna o caso ainda mais raro.
Após a fecundação, segundo especialistas, a égua tem apenas 20% de chance de ter dupla ovulação. Ainda assim, há 90% de probabilidade de um dos potros não sobreviver. Por isso, o caso é considerado muito raro.
Para o proprietário do animal o fato dos dois potros, que são machos, terem nascido saudáveis é motivo de muita alegria. “Ver a égua bem e os dois filhotes com saúde e fortes, me deixa tranqüilo e feliz”, relata Antunes.
[soliloquy id=”12663″]