Segurança

Plataforma Entremar (Sul) é interditada pela Defesa Civil

Foto: Kelley Alves

Foto: Kelley Alves

Inaugurada na década de 90, a Plataforma de Pesca Entremar, localizada na Zona Sul de Balneário Rincão, foi evacuada e interditada na tarde desta quinta-feira pela equipe da Defesa Civil do Município. Conforme laudo emitido pelos engenheiros, a edificação está classificada como "grau de risco crítico", representando perigo tanto para quem percorre a edificação quanto para quem transita embaixo dela. Por esse motivo, a equipe também fez uma barreira de areia na faixa de praia e sinalização com cavaletes, dos dois lados, para evitar o trânsito embaixo.

“A defesa civil trabalha na proteção e prevenção de riscos. No caso da Plataforma Sul, ela representa um risco eminente de desabamento, apresentando fissuras, rachaduras nos pilares, vigas e lajes nas estruturas de concreto armado”, explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Roger Guimarães.

Conforme confirmado no Laudo Técnico de Inspeção Predial, dos 14 pilares que sustentam o prédio na faixa de areia, 11 apresentaram deslocamentos preocupantes. “O normal é que o deslocamento tenha, conforme normas da ABNT-NBR 9062/01, dois centímetros e meio para uma altura de dois metros e meio, ou seja, 1% de desaprumo. Na vistoria constatamos que um deles tem 24 centímetros de deslocamento, que representa alto risco”, explica o engenheiro agrimensor Anderson Douglas.

Além disso, a estrutura está em estado de conservação precária: as vigas e pilares apresentam trincas e rachaduras, expondo a ferragem ao tempo e ambiente salino. “Ambos estão em estado avançado de oxidação, prejudicando a vida útil e desempenho da estrutura”, explica o engenheiro civil Marcelo Santa Helena.

No momento da autuação da interdição, mais de dez pessoas estavam na plataforma, incluindo uma moradora, que recebeu atendimento da equipe da Assistência Social do Município, já que teve que deixar o local junto com as demais pessoas. A moradora ficará na casa de um parente, e os móveis serão transportados por carro da Assistência Social, com a supervisão da Defesa Civil.

Conforme o presidente da Associação Plataforma de Pesca Entremar, responsável pela administração do local, os associados devem se reunir nos próximos dias com a Defesa Civil para encaminhar o assunto. O local ficará interditado até a que a associação apresente um projeto de reforma ou construção do local. 

Colaboração: Kelley Alves