Educação

Gered deve contratar professores ACTs para cobrir profissionais em greve

Contratação, conforme a gerente regional, deve ocorrer gradativamente

A Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered) deve iniciar nesta semana a contratação de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs). O objetivo é que os alunos não percam o ano letivo. 

Segundo a gerente regional de educação, Juci Fernandes, em entrevista à repórter Karol Carvalho, da rádio Eldorado, na tarde de hoje a Gered se reuniu com os diretores das instituições onde foi realizado um levantamento dos professores que estão em greve, e avaliada a possibilidade de contratação de profissionais ACTs de forma gradativa. "Será de acordo com a necessidade da escola, e de acordo com o que resolva o problema da escola. Assim como temos escolas com 90 professores em greve, também temos escolas com 90 professores trabalhando. E para aquela escola retornar à sua normalidade vamos gradativamente abrir a vaga pra contratar o professores naquela vaga", explica. 

Conforme Juci, dos 1906 professores da região, pelo menos 750 estão em greve. "A maioria está trabalhando, mas e esse número oscila diariamente. A cada dia tem profissionais retornando e aderindo. Já tivemos 850 em greve, e o número já reduziu. O nosso objetivo é garantir os 200 dias letivos aos nossos estudantes", diz. 

De acordo com a coordenadora do Sinte, regional Criciúma, Cintia dos Santos, a decisão do governo pode causar desavenças entre os profissionais da educação, além de ser uma ameaça à mobilização. "Essa atitude perversa vai transformar as escolas num campo de guerra. Nós lutamos e defendemos o emprego, e pra quem não tinha dinheiro, agora terá dois gastos. Essa contração de 20 dias, na prática nem garante os direitos trabalhistas dos profissionais, é uma atitude para inviabilizar a mobilização", comenta.

Com informações do site Engeplus