A equipe Regional da Epagri esteve na última semana (14), visitando o Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva. O objetivo do encontro do gerente regional Marcos José Rosso, e dos agrônomos Reginaldo Ghellere e Douglas George de Oliveira, foi apresentar os trabalhos da Epagri no Extremo-Sul e buscar apoio para a realização da IV Expofeira da Agricultura Familiar, que acontece no mês de agosto.
O engenheiro agrônomo Reginaldo Ghellere – responsável pelas políticas públicas na região -, apresentou todos os programas da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, em que a Epagri é responsável e como os agricultores tem acesso a esses programas.
Programas como o SC Rural, Juro Zero, troca-troca de sementes de milho, calcário, kit forrageiras e kit informática, estão entre os principais programas que beneficiam anualmente centenas de agricultores da região. Além disso, os trabalhos de assistência técnica que culminam em melhores produções de alimentos e também na organização de novas cooperativas foram destaque na apresentação.
O responsável pelo Projeto Arroz, o engenheiro agrônomo Douglas George de Oliveira, explicou ao Secretário Regional como são desenvolvidos os trabalhos nessa cultura de grande expressão no Extremo-Sul em parceria com a cadeia produtiva. Ele enfatizou a produção de arroz orgânico e os tipos especiais como o arroz vermelho e o preto de alto valor agregado.
Douglas aproveitou a oportunidade para convidar o Secretário Regional Ademir da Silva para participar da reunião de avaliação da safra de arroz, que acontece dia 28, no Centro de Treinamento de Araranguá – Cetrar.
Expofeira
O gerente regional, Marcos José Rosso, aproveitou para divulgar a publicação da Epagri (Top 70) que apresenta as principais tecnologias desenvolvidas pela pesquisa da Epagri e o retorno social que essas pesquisas e o trabalho da extensão geram.
Além disso, destacou a necessidade de intervenção do Secretário para garantir os recursos que viabilizará a realização da IV Expofeira, algo que foi prontamente atendido e realizado o devido encaminhamento.
Após conhecer com mais profundidade as ações da Epagri desenvolvidas na região de Araranguá, o Secretário Ademir da Silva mostrou-se bastante entusiasmado com os trabalhos realizados. Disse também, estar confiante no que a Epagri, enquanto um dos braços do Governo de Santa Catarina, ainda irá colaborar com os agricultores, levando conhecimento com novas tecnologias para a produção de uma alimentação mais saudável a todos os consumidores.
O assessor jurídico da 22ª SDR, Eduardo Rovaris, também participou do encontro.
Colaboração: Carla Costa / Comunicação 22ª SDR Governo de SC