Clima

Pescaria Brava decreta situação de emergência

Foto: Jornal A verdade/Divulgação/G1 SC

Foto: Jornal A verdade/Divulgação/G1 SC

A Prefeitura de Pescaria Brava, no Sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência após ser atingida por uma enxurrada na segunda-feira (11). O decreto foi publicado no Diário Oficial do município na quarta-feira (13).

Segundo a prefeitura, houve registro de alagamentos em vários bairros, o que causou danos aos moradores. Algumas ruas ainda estavam com entulhos e estradas e pontes precisavam de manutenção até a noite desta quinta (14).

"Na manhã de sexta-feira (15), vou visitar as regiões mais afetadas para saber a situação", afirmou Anderson Martins Cardoso, coordenador da regional de Tubarão da Defesa Civil. Até a publicação desta reportagem, a Defesa Civil municipal não informou o número de pessoas atingidas e o valor estimado do prejuízo.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Tubarão, Imbituba, Laguna, Sangão, Capivari de Baixo, Imbituba, Paulo Lopes, Garopaba e Imaruí registraram problemas com a forte chuva de segunda. Na terça (12), a Prefeitura de Içara também decretou situação de emergência. O prejuízo é de mais de R$ 3 milhões na cidade.

Chuva e fortes ventos causaram estragos em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que o vento chegou a 100 km/h na segunda, especialmente no Sul e Grande Florianópolis, regiões mais atingidas. "A situação foi resultado da passagem de um sistema de baixa pressão pela costa de Santa Catarina, ocasionando a formação de um ciclone extratropical", informou o órgão.

Destelhamentos, alagamentos, deslizamentos e queda de energia ocorreram em diversas cidades. Na Grande Florianópolis, aproximadamente 55 mil unidades consumidoras ficaram sem luz, conforme a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Em algumas localidades, o abastecimento só retornou durante a tarde desta terça (12).

Segundo a Defesa Civil estadual, ao menos quatro cidades registraram mais estragos no Sul catarinense. Em Araranguá e Capivari de Baixo, foram registrados alagamentos.

Criciúma também teve inundações, onde algumas pessoas ficaram desalojadas e foram atendidas pelo Exército e Corpo de Bombeiros. Em Tubarão, houve alagamentos, deslizamentos e famílias ficaram desalojadas.

"Os municípios de Imbituba, Garopaba, Laguna, Imaruí, Pescaria Brava, Tubarão, Sangão e Capivari de Baixo também fazem levantamento do volume de afetados e danos causados pelas chuvas", informou a Defesa Civil. Em Laguna, perto da mesma cidade, um barco pesqueiro naufragou e dois dos três tripulantes morreram.

Com informações do site G1 SC