Produtores de maçã e moradores da região de Urupema, no Oeste catarinense, enfrentam há seis meses problemas de acessibilidade por causa de uma uma ponte quebrada. Conhecida como 'quebra dente', ela dá acesso a quatro comunidades do município.
A estrutura danificada dá acesso às localidades de Cedro, Cedrinho, Marmeleiro e Tanque. Devido ao estrago causado pela chuva no ano passado, tábuas foram colocadas no local e moradores se arriscam para atravessar.
Além disso, os produtores agrícolas precisam fazer um trajeto maior para escoar a produção. Só de maçãs, são 12 mil toneladas que saem da região.
Obras
Atualmente, as vigas de concreto para a restauração da estrutura estão colocadas ao lado da ponte, ainda dentro das formas. As maiores têm 16 metros e pesam mais de 20 toneladas. As menores, possuem cerca de quatro metros.
A placa que indica a obra no local, aponta que a conclusão dos trabalhos está prevista para o dia 19 de maio.
"Nós acreditamos que essa obra, se não for necessário colocar outra camada de concreto, até final do mês de maio, ela esteja pronta. Caso seja necessário, teremos de acrescentar em torno de 25, 30 dias, que é o tempo de cura que leva o concreto", explica Alessandro Muniz Pereira, secretário de administração de Uparema.
Até lá, passar pela ponte só será possível de forma improvisada, se arriscando pelas tábuas e pedras que estão no local.
Com informações do site G1 SC