A Gerência Regional de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá (SDR) recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 14, do Sistema de Telemedicina e Telessaúde Catarinense (STT/SC) 10 dermatoscópicos, que serão distribuídos na região.
Os secretários municipais de Saúde e os profissionais responsáveis pela execução dos trabalhos receberam informações de como realizar o manuseio dos aparelhos para a execução dos exames médicos.
Segundo a enfermeira da Atenção Básica da 22ª SDR, Débora Rodrigues, o Sistema de Teledermatologia funciona por meio da captação de imagens com o uso de uma câmera fotográfica e um dermatoscópio. “Após a consulta médica é requerido o exame dermatológico. O profissional faz o registro das lesões do paciente e envia ao Sistema de Telemedicina, onde um médico especialista emite o laudo e faz o encaminhamento conforme com o resultado”, explica.
Agilidade
Implantado em 2013, o Sistema tem como objetivo ampliar o atendimento e reduzir as filas de espera, proporcionando acessibilidade aos pacientes. “Além da agilidade na consulta e no diagnóstico, outro benefício do sistema é que o paciente não precisa se deslocar para outras cidades em busca de atendimento especializado”, salienta Débora.
Mais 10 Dermatoscópio
Os municípios de Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Sombrio já possuem telediagnóstico em dermatologia. E a partir da próxima semana Ermo, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo, também já estarão com os aparelhos disponíveis para atendimento.
Colaboração: Carla Costa