Reunião deve acontecer na tarde desta terça-feira, em São Paulo, entre representantes dos bancários e Fenaban
A greve dos bancários completa uma semana nesta terça-feira. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), 90% dos bancários estão de braços cruzados, ou seja, 500 profissionais estão com as atividades paralisadas. Atualmente no Brasil, cerca de 9,3 mil agências estão em greve. Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários da Região, Roland Pagel Soares, uma reunião deve acontecer na tarde desta terça-feira, em São Paulo, entre representantes dos bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
“Nossa expectativa é que seja apresentada uma proposta aceitável para que podemos voltar aos trabalhos”, espera Soares. De acordo com o presidente do sindicato, a reunião vai acontecer porque a justiça concede uma liminar para que os funcionários não fiquem nas salas de autoatendimento, no interior do banco, isso forçou com que a Fenaban fizesse uma a reunião, nesta terça-feira, às 16 horas.
Segundo matéria do Portal Engeplus, esta é a primeira negociação com os bancários. A categoria continua pleiteando as mesmas reivindicações, um aumento de 5%, além da valorização do piso salarial de R$ 1,4 mil para R$ 2,6 mil (de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos-Dieese), além das melhorias na participação nos Lucros e Resultados (PRL) dos bancos e o fim das metas abusivas.
Os caixas alternativos fixados nos shoppings e supermercados que operam para saques e depósitos, além das lotéricas podem ser utilizados pela população. O posto de autoatendimento dos bancos, que fica na entrada das agências também estão funcionando normalmente. Da porta giratória para dentro nada funciona.