Geral

Araranguá terá ampla divulgação no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

Campanha terá seu Dia D na sexta-feira com ações pelas ruas da cidade

Foto: Jorge Pimentel / Comunicação Prefeitura de Araranguá

Foto: Jorge Pimentel / Comunicação Prefeitura de Araranguá

O Governo do Município de Araranguá, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, CREAS, CRAS e demais secretarias e entidades que integram a Rede de Proteção à Criança e Adolescente, realizam de 18 a 21 de maio a Semana de Combate ao Abuso sexual contra crianças e adolescentes 2015.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, Eduardo Chico Merêncio, a programação vai iniciar no dia 15 de maio, sexta-feira, com a realização de uma caminhada, que terá início às 8h30min pelas principais ruas da cidade e culminando com atividades recreativas na Pista de Skate.

“Durante a caminhada e a semana de combate estaremos distribuindo 5.000 filipetas, 500 camisetas da campanha “Faça Bonito Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, faixas e cartazes, além de ampla divulgação nos meios de comunicação”, frisa.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Adelaide Colodel, reforça que em todas as unidades escolares e secretarias, órgãos públicos estarão sendo distribuídos material de apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, cuja data é 18 de maio.

“É muito importante que as pessoas denunciem todo e qualquer abuso, pois desta forma elas estarão protegendo uma vida e preservando seu futuro. Aqui no CREAS temos um trabalho permanente de apoio a Rede de Proteção, formada por instituições que atuam com os menores. As denúncias podem ser anônimas, pelo Disque 100 e não temos BINA para identificação”, afirma.

Como denunciar?

Se você tiver suspeita ou conhecimento de algum caso de abuso sexual denuncie! Proteger a criança e o adolescente de toda forma de violência é uma responsabilidade do Estado, da família e de toda a sociedade. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma das seguintes instituições:

– Dique Direitos Humanos: Disque 100;

– Delegacia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI: 3529-0180;

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS: 3903- 1884;

– Conselho Tutelar: 3522-0469 – Plantão: 8838-5750.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Araranguá