Pelo menos 55 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica na Grande Florianópolis na noite desta segunda-feira (11). De acordo com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, São José e Governador Celso Ramos foram afetados.
O vento derrubou galhos e árvores que danificaram a distribuição de energia, além de lançar objetos contra a rede. Em Florianópolis, cerca de 20 mil unidades ficaram sem luz. Já em Palhoça foram aproximadamente 11 mil, assim como em São José. Em Biguaçu, pelo menos 7 mil unidades consumidoras foram afetadas e em Governador Celso Ramos foram 2,4 mil.
Segundo o gerente da divisão técnica da Celesc, Adriano Luz, bairros na região da Pinheira, em Palhoça, e os bairros Itacorubi, Lagoa da Conceição e a região Sul da Ilha foram os mais afetados.
Segundo o Portal G1, no bairro Campeche, galhos de árvores afetaram um alimentador na subestação, o que afetou a distribuição de energia em toda região Sul de Florianópolis.
Conforme Luz, oito equipes trabalham na região da Grande Florianópolis e mais três devem ajudar na manutenção. A previsão é que a fornecimento seja totalmente restabelecido e normalizado até a madrugada de terça-feira.
Ventos de 64 a 92km/h
O vento também afetou também o funcionamento do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. De acordo com a Infraero, os ventos atingiram de 35 a 50 nos, o equivale de 64 a 92km/h.
Um voo precisou ser desviado para Porto Alegre e outro arremeteu. Até às 19h o aeroporto operava por instrumentos.