Vinte e quatro escolas estão inscritas no projeto Câmara Mirim, que teve seus cadastros encerrados na noite de sexta-feira. Agora, a partir desta segunda-feira (11), as instituições de ensino deverão fazer o registro das candidaturas por meio do e-mail:vereadormirim@camaracriciuma.sc.gov.br.
O programa tem por objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes. Será composto por 17 Vereadores Mirins, escolhidos através de uma eleição entre as escolas públicas e particulares da rede de ensino de Criciúma. Eleitos e diplomados em sessão específica para este fim, os Vereadores Mirins poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações. O mandato é de uma Sessão Legislativa.
“Ultrapassou nossas expectativas. Semana que vem vamos fazer reunião com as diretoras de instituições de ensino que participam do projeto, para apresentar as próximas ações. Foi muito interessante a iniciativa das escolas em dar oportunidade de cidadania e de despertar novos líderes. Tenho certeza que vamos construir novos líderes políticos em Criciúma”, disse o presidente do Legislativo, vereador Ricardo Fabris (PDT), lembrando que não foi somente as escolas que procuraram à Câmara, mas os próprios alunos também.
A vereadora Camila Nascimento (PSD), coordenadora do projeto, lembrou do envolvimento dos vereadores. “Formamos uma Comissão e percorremos as escolas para apresentar o projeto. O resultado foi muito gratificante. É um projeto que veio para ficar, e temos a certeza de que vai mudar a vida desses jovens vereadores. Eles já têm papel fundamental no sucesso do projeto”, comentou. Também fazem parte da Comissão os vereadores, Edson Aurélio (PSDB), Paulo Ferrarezi (PMDB) e Dailto Feuser (PSDB).
Relembre – O projeto é destinado aos alunos do Ensino Fundamental (8 aos 15 anos) do Município de Criciúma (escolas da rede particular, municipal e estadual), com o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal de Criciúma e o estabelecimento de ensino, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania.
Duas vezes ao mês os alunos farão o papel de legisladores mirins, sendo que cada Sessão Ordinária terá a duração de até duas horas e compor-se-ão de três partes: Expediente, Horário Político e Grande Expediente.
Em Criciúma, o projeto que foi instituído em 2009, na gestão do ex-presidente Edison do Nascimento, e foi readequado à realidade atual.
Confira as escolas participantes do projeto:
Associação Rogacionista de Educação e Assistência Social
Centro Educacional Marista Irmão Walmir
Colégio Marista de Criciúma
Colégio São Bento
Colégio Unesc
Colégio Universitário Criciúma Ltda.
EMEF Dinízio Milioli
EMEF Érico Nonnenmacher
EMEF Hercílio Amante
EMEF Jorge da Cunha Carneiro
EMEF Judite Duarte de Oliveira
EMEF Profª. Lili Coelho
EMEIEF Adolfo Back
EMEIEF Ângelo Félix Uggioni
EMEIEF Antônio Colombo
EMEIEF Filho do Mineiro
EMEIEF Giácomo Burigo
EMEIEF Giácomo Zanette
EMEIEF José Contim Portella
EMEIEF Pe. Paulo Petruzzéllis
EMEIEF Prof. Marcílio Dias de San Thiago
EMEIEF Oswaldo Hulse
Escola de Educação Básica João Frassetto
Escola Educacional Técnica – SATC
Cronograma da Câmara Mirim
Período para registro das candidaturas – 11 de maio a 15 de maio
Data da eleição – 17 de Junho a 19 de Junho
Período de formação e capacitação – 02 de Julho e 03 de Julho
Diplomação e posse dos vereadores mirins – 08 de Julho
Colabporação: Daniela Savi