Assim como acontece em todo o Estado, na sexta-feira foi a vez de Tubarão receber bonecos de madeira vestidos de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os bonecos são para protestar quanto à insuficiência de efetivo em Santa Catarina. No posto localizado às margens da BR-101, na região da Cidade Azul, pelo menos seis “patrulheiros” foram colocados.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários de Santa Catarina (SINPRF-SC), Paulo Sérgio Machado, atualmente o Estado contabiliza cerca de 500 patrulheiros, e seriam necessários pelo menos mais 400. Sendo assim, o número de patrulheiros é insuficiente para a demanda. Os protótipos, confeccionados em MDF, estão sendo colocados em postos da PRF espalhados pelo Estado.
Conforme o chefe da Delegacia Metropolitana de Tubarão/PRF, Wilmen Vieira, os bonecos foram colocados em frente ao posto, através do Sindicato da categoria, como forma de protesto. Não há data para a retirada dos bonecos.
Em Tubarão, por exemplo, a delegacia possui 63 patrulheiros. Para atingir o número mínimo de efetivo, seriam necessários mais 44 policiais, ou seja, um acréscimo de 69,84%.