Economia

Indústria em Tubarão pode fechar

Os rumores se fortaleceram ontem com a vinda de um grupo para treinamento.

Não é de hoje que o possível fechamento da unidade industrial da Duratex – Hydra (antiga ThermoSystem), em Tubarão, é especulado. Ontem, os rumores se fortaleceram com a vinda de um grupo de pessoas de fora do município para aprender sobre a produção de chuveiros e torneiras. O fato foi questionado pela equipe do Notisul aos representantes da empresa em Tubarão e em São Paulo, porém até o fechamento desta matéria não houve o retorno com a resposta. 

Caso se confirme, a empresa, que possui cerca de 800 funcionários, deixará de gerar importantes impostos para Tubarão, como o ISS e ICMS. A compra da ThermoSystem pelo grupo Duratex foi anunciada em setembro de 2012, ao custo de R$ 63 milhões. Na época, a intenção era expandir. Porém, com a crise econômica no país, hoje nada mais é certo.

A indústria brasileira iniciou o ano em queda, conforme a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Dados do primeiro trimestre mostram retração do faturamento real, horas trabalhadas, empregos, massa salarial real e rendimento médio real, na comparação com igual período do ano passado.

As maiores quedas foram das horas trabalhadas e do faturamento real, com recuo respectivo de 8,5% e 6%, em comparação aos três primeiros meses de 2014. A massa salarial real caiu 4,1%, e o emprego, 3,9% no período. O rendimento médio real teve variação negativa de 0,2% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. 

Na avaliação da CNI, as variações positivas registradas para o faturamento e a utilização da capacidade instalada em março não são suficientes para reverter o cenário adverso da indústria. A entidade destacou que os dois indicadores “seguem em baixo nível em suas séries históricas”. 

Mudança para área industrial

A direção da empresa Hydra/ThermoSystem está em negociação com a prefeitura de Tubarão para a aquisição de uma área que poderá ser cedida à empresa. Há um ano, o prefeito Olavio Falchetti assinou um decreto que torna utilidade pública uma área no bairro São Martinho. O objetivo é transformar o local em um parque industrial para incentivar a criação e a expansão de empresas. Desta forma, um dos empreendimentos que poderá ser instalado no parque industrial é a Hydra/ThermoSystem.

Ontem, o secretário de desenvolvimento econômico, Clair Teixeira, confirmou que as negociações com a unidade industrial continuam. As conversas tiveram início em 2013. Atualmente, a empresa está instalada em Oficinas, em uma zona residencial.

Dólar valorizado pode ser a saída

O gerente de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, disse ontem que a situação atual do câmbio, com o dólar valorizado, poder ser uma saída para a desaceleração da indústria. Conforme ele, há defasagem nos eventuais impactos favoráveis da alta do dólar para as empresas em função da vigência de contratos anteriores ou de uma demora natural para a retomada das exportações.

Com informações do jornal Notisul