Geral

Correios entram em greve nesta quarta-feira

Na região Sul cerca de 40% dos profissionais aderiram à greve

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Funcionários dos Correios decidiram, na noite dessa terça-feira (18), em assembleia, por maioria dos votos, darem início à greve nos primeiros minutos desta quarta-feira (19), em todo Brasil. De acordo com informações do site Engeplus, em Santa Catarina, cerca de 50% dos profissionais já aderiram à greve, que somam cerca de dois mil trabalhadores. Conforme o secretário geral de dos Correios de Santa Catarina, Hélio Samuel Medeiros, na região Sul cerca de 40% dos profissionais aderiram à greve, que abrange 400 trabalhadores.

As agências de Orleans e Lauro Müller abriram normalmente nesta quarta-feira. Por enquanto nenhum profissional das duas agências aderiu a greve.

“A tendência é que ao longo do dia de hoje e manhã mais profissionais paralisem suas atividades. A greve deve atingir 90% dos trabalhadores em Santa Catarina”, aponta o secretário. As reivindicações da categoria são de 43% no aumento do salário, sendo que deste percentual 10% é de aumento real, além de R$ 200 de aumento linear para o trabalhador que inicia hoje.

O aumento de profissionais também entra nas exigências da categoria. Mais 30 mil vagas nacionais e duas mil em Santa Catarina são pleiteadas pelos profissionais. “Também queremos o fim das autoavaliações, que não serve como forma de auxiliar o trabalhador, mas sim de coagi-lo e também queremos a manutenção do plano de saúde”, destaca o secretário.

No Brasil, trabalharam cerca de 120 mil profissionais nos Correios, em Santa Catarina são 4,2 mil trabalhadores e na região Sul de Santa Catarina atuam 600 profissionais. A greve é por tempo indeterminado.