Após dados levantados e apresentados pelo IBGE, identificando 600 casos de trabalho infantil no município, Içara aderiu ao aceite, por meio de parceria com o governo federal, o programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Ligado à secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) o programa tem por objetivo trabalhar em rede para identificar dar os encaminhamentos aos casos de trabalho infantil encontrados.
Neste contexto a coordenadora do PETI, Rita de Cássia Jaques, esteve reunida na manhã de ontem (28), com os Conselheiros Tutelares do município para tratar dos meios para efetivar a busca. “Buscamos parcerias para fazer a conscientizaçãomobilizando a sociedade a participar desse combate a exploração de mão de obra infantil. Nosso desafio consiste em detectar casos de crianças e adolescentes inseridos em atividades formais e informais de difícil visibilidade e identificação, e, depois, inseri-los nos serviços da rede socioassistencial e das demais políticas publicas”, explicou.
Rita ainda assim assinalou que encontros neste formato já foram feitos com as equipes de saúde e educação do município. Ainda na agenda, para ampliar a conscientização, estão reuniões e palestras com entidades; capacitação com educadores do ensino fundamental e médio, da rede municipal e estadual; e mobilização com entrega de material informativo.
Colaboração: Alexandra Cavaler