Poder Legislativo

Campeões brasileiros de jiu-jitsu visitam Legislativo

Foto: João Carlos Silva

Foto: João Carlos Silva

Carioca de nascimento e araranguaense de coração, o atleta Cristiano Aguiar, 30 anos, conquistou no domingo, dia 26, na cidade de Santa Isabel/SP, o título do Campeonato Brasileiro de Kickboxing.

Na tarde dessa segunda-feira (27), ele visitou à Câmara Municipal, onde conversou com o vereador Geraldo Mendes (PT) e a assessora Soraia Cardoso. “Durante à semana ministro aulas de capoeira para as escolas públicas municipais. Nas terças e quintas-feiras à noite treino com meus colegas num tatame improvisado que num espaço cedido graciosamente pela Igreja Deus é Amor, na Avenida Getúlio Vargas”, disse. Ainda celebrando a conquista, Cristiano esteve acompanhado do também atleta Giovane José da Conceição, vice-campeão brasileiro de jiu-jitsu na categoria até 95kg.

Geraldo elogia projeto

Anfitrião, Geraldo Mendes irradiou alegria com o desempenho dos atletas. “Eles representaram dignamente nosso município e divulgaram Araranguá no cenário nacional do esporte. Tenho acompanhado o esforço desta equipe, que merece não apenas reconhecimento, mas o apoio de todos os setores da cidade. A Prefeitura de Araranguá acertou ao incentivar a participação deles no Campeonato Brasileiro de Artes Marciais”, destacou o vereador.

Sul-Americano

O maior desafio do lutador não são os oponentes do tatame, mas a luta por patrocínio e apoio. “A cada competição nossa equipe, que representa Araranguá, usa e abusa da criatividade. Nesse último fim de semana recebemos apoio da Prefeitura Municipal e tivemos a honra de segurar à bandeira de Araranguá no lugar mais elevado do pódio. Mas nem bem comemoramos os títulos já temos que nos preocupar em intensificar os treinos e conseguir apoiadores para competir no Campeonato Sul Americano, cuja a disputa acontece no dia 22 de agosto, novamente na cidade paulista de Santa Isabel”, confessou Cristiano.

Por falta de equipamentos, os competidores da equipe usam as mesmas luvas e capacetes em suas lutas. É feito um rodízio do material.

Cristiano, que tem 1m70cm de altura e 77kg competiu uma categoria acima do seu peso. “Lutei contra adversários de uma categoria acima porque na minha eu seria declarado vencedor por WO. E não era isso que havia planejado. Sonhava em conquistar o título superando meus adversários. Graças a Deus foi isso o que aconteceu”, revelou.

Demais campeões de Araranguá no Brasileiro de Artes Marciais:

Vinicius de Souza Ferreira: campeão de jiu-jitsu na categoria até 65kg e campeão absoluto.

Giovane José da Conceição: vice-campeão de jiu-jitsu na categoria até 95kg.

Cristofer Dionatan: vice-campeão no kickboxing até 75kg.

Colaboração: João Carlos Silva