Na noite dessa segunda-feira (27), cerca de 70 moradores do bairro Pedreiras conheceram todas as etapas que fazem parte da construção do Plano de Saneamento Básico que será implementado no Balneário Rincão.
Conforme o engenheiro civil do Ipat/Unesc, Geovani da Costa, coordenador dos trabalhos, o plano começa pelo diagnóstico. “Essa é a primeira parte, ouviremos todas as questões referentes a saneamento, coleta de lixo e os demais problemas enfrentados pelos moradores”, explicou. A segunda etapa é a de execução do plano, transformando-o em projeto. “Após todo o detalhamento, definiremos todos os projetos e ações”.
Uma das sugestões dada pela aposentada Maria Lúcia Melo de Oliveira foi a coleta seletiva de lixo. “Eu morava em outra cidade e sempre separei os orgânicos dos secos. As cascas de frutas coloco no meu quintal. Mas seria ótimo se a prefeitura recolhesse ou disponibilizasse uma vez por semana um caminhão ou alguma entidade para vir recolher esses materiais, bom para o meio ambiente e para a comunidade”, sugeriu.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da prefeitura, Roger Guimarães, para a captação de recursos para projetos desses fins, é necessário que o plano de saneamento esteja concluído. Além disso, todas as obras que estão sendo realizadas pela administração, já são pensadas no esgotamento sanitário que será implementado a longo prazo. “No asfaltamento da `Leoberto Leal, deixamos um espaço no meio da avenida para evitar futuros quebra-quebras. O Samae também está orientado e está fazendo todas as tubulações nas calçadas, para evitar que o asfalto seja danificado ao meio, a exemplo de outras cidades fazem. Estamos procurando minimizar os problemas futuros”, esclareceu.
A equipe da prefeitura e de engenheiros do IPAT anotou toda as sugestões que serão estudadas e analisadas. Novas audiências em outras comunidades serão agendadas em breve.
Colaboração: Tânia Giusti