Além dos plantões disponibilizados pela Prefeitura e Central do Cidadão, a Administração Municipal lança neste fim de semana mais uma opção para o pagamento e revisão do IPTU 2015: a Prefeitura Itinerante.
A proposta será estreada neste sábado, no bairro Pedreiras, onde a equipe técnica da Central do Cidadão estará na Unidade de Saúde da Comunidade, disponível para a retirada dos carnês e esclarecimentos de possíveis dúvidas. Uma Ducato ficará circulando no bairro, divulgando o plantão e transportando as pessoas que tiverem dificuldade de chegar ao local.
A Prefeitura Itinerante percorrerá a Barra Velha nos próximos dias 1, 2 e 3 de maio e a Lagoa dos Freitas nos dias 8, 9 e 10 do mesmo mês. Em todas as comunidades, os trabalhos nas sextas-feiras funcionarão das 14h às 21h e, nos sábados e domingos, das 9 às 17h, com intervalos das 12 às 13h.
No Centro, a Central do Cidadão também trabalha com plantões, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e nos sábados e domingos, das 9 às 17h. A retirada do carnê também pode ser realizada online, através do site, com a apresentação do número reduzido, que consta no carnê do ano passado.
Revisão
Os contribuintes que verificarem a necessidade, poderão solicitar pedido de revisão, durante os plantões e através do site oficial. Conforme informado pela equipe técnica da Prefeitura, possíveis defasagens do cadastro herdado do município-mãe, Içara, que teve a última atualização geral em 1998, junto com a inserção de dados apurados pela empresa Ecosfera e a migração dos dados do antigo sistema, poderão causar divergências de metragem, alterando o cálculo do IPTU 2015.
“Esclarecemos que não houve aumento, apenas a correção do INPC de 6,22%. Foram utilizadas as mesmas alíquotas da lei de Içara: 0,5% sobre a área construída e 1% para os terrenos baldios”, garante o Secretário de Administração e Finanças interino da Prefeitura, Alberto de Souza.
Para esclarecer ou corrigir possíveis inconsistências, o contribuinte poderá solicitar a revisão nos plantões ou através da ferramenta “contatos” no site. “Para facilitar a reanálise, solicitamos a informação do número reduzido do cadastro imobiliário, que consta no carnê, apresentando pedido de revisão. Caso constatado algum problema e confirmado depois da efetuação do pagamento, o cidadão será ressarcido mediante processo administrativo”, completa, ainda, o contador.
A atualização de todos os dados do novo município resultará num sistema de planejamento e gestão, o Sistema de Informações Geográficas – SIG.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Balneário Rincão