Foi inaugurada na manhã dessa sexta-feira a ampliação do centro de triagem Cooperativa de Recicláveis do Rio América (Cooperamérica). A Cooperamérica atende a todos os sete municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures). Na ocasião, o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Adenor Piovesan, anunciou que o aterro no Rio América também será ampliado.
“Havia uma preocupação com uma possível falta de espaço para continuar depositando os resíduos sólidos, mas agora a solução está garantida”, afirmou Piovesan. A ampliação é de quase um hectar, e serão investidos mais de R$ 1,6 milhão.
Os municípios atendidos pelo Cirsures e pela Cooperamérica são Urussanga, Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis e Treviso. “Todos os prefeitos desses municípios têm um compromisso muito grande com a saúde. Agora vamos aumentar a capacidade para mais uma década, que é o que a região precisa”, enalteceu o prefeito de Urussanga, Johnny Felippe.
“Cada prefeito que participou do Cirsures sabe da importância que o tema tem para a região. A gestão de resíduos sólidos sempre teve a prioridade que mereceu”, garantiu o prefeito de Lauro Müller e presidente do consórcio, Fabrício Kusmin Alves.
Colaboração: Renan Medeiros/Comunicação Urussanga
[soliloquy id=”121640″]