Educação

Içara acima dos índices estadual e nacional do QEdu

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de permitir que a sociedade brasileira saiba e acompanhe a qualidade do aprendizado dos alunos nas escolas públicas a Meritt e a Fundação Lemann desenvolveram um portal, aberto e gratuito, onde os dados são apresentados nacional, estadual e municipalmente propiciando um comparativo e a evolução nas escolas.
 
No comparativo entre os anos de 2009 e 2013 (ano do último levantamento) Içara apresentou crescimento nas duas disciplinas analisadas, matemática e português, tanto no quinto ano quanto com os alunos do nono ano. Em português, quinto ano, o município foi de 43% para 70% na qualidade de aprendizado. Bem acima da média nacional (38%) e estadual (59%). Em matemática (quinto ano) o resultado também foi superior: Içara foi de 38% para 64%, enquanto no Brasil o índice chegou a 32% e em SC 54%.
 
Já os estudantes do nono ano subiram de 30% para 38% em português e de 16% para 22% em matemática. Se comparado aos dados estaduais e nacionais Içara também está à frente. No país, estudantes do quinto ano atingiram 38% em português e 32% em matemática; e no estado o resultado foi de 59% (português) e 54% (matemática). No ensino fundamental II (9º ano), nacionalmente, os alunos atingiram 21% em português e 10% em matemática; no estado 31% português e 17% em matemática.
 
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Jaqueline dos Santos, os 70% alcançados na disciplina de português, por exemplo, indicam um crescimento significativo num período de apenas quatro anos. “Foi um salto de 37% na qualidade do aprendizado. Isso mostra o comprometimento cada vez maior das escolas, dos estudantes, do governo e também da família”. As médias são obtidas por meio dos resultados alcançados na Prova Brasil e acontecem a cada dois anos.
 
De acordo com a coordenação municipal de Ensino Fundamental as escolas já estão se preparando para a prova Brasil, que acontecerá neste ano, com simulados e atividades como a troca de experiências em encontro entre os professores. Outros meios de contribuir e seguir com o avanço nestes índices também estão sendo avaliados pela equipe da secretaria de Educação.
 
Seis escolas municipais de ensino fundamental foram avaliadas. Ângelo Zanelatto, bairro Primeiro de Maio, e Tranquillo Pissetti, bairro Nossa Senhora de Fátima, obtiveram 81% na qualidade de aprendizado, ambas com estudantes do quinto ano e na disciplina de português. A escola Tranquilo Pissetti apresentou o mesmo índice (81%) em matemática (5º ano).
 
Também foram avaliadas as escolas Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete), Paulo Rizzieri (Boa Vista), Lucia De Lucca (Jardim Silvana), e Maria Arlete Bitencourt Lodetti (Raichaski). Estiveram envolvidos na Prova Brasil/2013 260 estudantes do 5º ano e 426 do 9º.

Colaboração: Alexandra Cavaler