As negociações referentes ao acordo de feriados, entre o Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom, e os centros atacadistas e varejistas da região, se iniciaram na última semana. Isso porque o sindicato recebeu a primeira proposta do ano de cinco atacados, via Centro Comercial de Informações – CCI, localizados às margens da rodovia BR-101, nas cidades de Araranguá, Maracajá, São João do Sul e Sombrio.
Conforme a diretora do Sitracom, Valéria Leandro, a negociação já deveria ter se iniciado há mais tempo, no entanto a proposta tem que partir do patronal. Apesar disso, ela revelou quais são os próximos passos do sindicato. “Vamos enviar uma contraproposta para a CCI, que é a associação representante da classe empresarial, e após, convocaremos assembleia com os trabalhadores”, explica Valéria.
Ação sindical
Devido ao feriado da última terça-feira (21), os diretores do Sitracom visitaram todas as lojas dos centros atacadistas que ainda não possuem acordo com a categoria.
Ao todo, os proprietários de lojas nos cinco grandes empreendimentos situados na BR-101, receberam um ofício do Sitracom, no qual recorda os empresários dos compromissos com a legislação do trabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, prevê em caso do funcionário trabalhar no feriado, o pagamento de 100% sobre as horas trabalhadas.
“Realizamos este trabalho para conscientizar os empresários que tem que ser pago o feriado. Caso contrário, o sindicato vai tomar medidas mais drásticas junto com o Ministério do Trabalho, pois os trabalhadores não podem ficar a mercê dessa classe empresarial”, disse.
Colaboração: Felipe Balthazar de Albuquerque / Comunicação Sitracom