O superintendente da FAMA – Fundação Ambiental do Município de Araranguá, Paulo Sérgio Simom, com o intuito de incentivar aos proprietários de imóveis rurais do município de Araranguá para que façam o CAR – Cadastro Ambiental Rural, estará disponibilizando a partir de segunda-feira, dia 27 de abril toda sua equipe técnica para realizar o cadastro que é feito pela internet.
“Esse serviço não terá nenhum custo aos proprietários rurais, haja vista que nosso objetivo é de auxiliar nesta tarefa que também é feita em outros órgãos porque precisamos as informações prestadas no CAR são fundamentais para o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e a regularização ambiental”, frisa.
Na tarde desta quinta-feira (23), técnicos da EPAGRI estarão repassando informações à equipe técnica da FAMA para fazer o cadastramento, que terá início na segunda-feira (27). Para efetuar o CAR os proprietários de imóveis rurais devem fazer o agendamento na FAMA ou pelo fone: 3903-1879 ou 8837-5059.
O prazo para fazer o Cadastro Ambiental Rural encerra no dia 5 de maio. Simon ressalta que não haverá multa para quem não se cadastrar, mas poderá haver restrições quanto a financiamentos agrícolas, custeios agrícolas, venda de imóveis, entre outros. Os proprietários de imóveis com até quatro módulos rurais (considerada pequena propriedade) são isentos do CAR.
Vantagens do Cadastro
– Potencial instrumento para planejamento do imóvel rural;
– Acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA);
– Comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA);
– Acesso ao Crédito Agrícola.
[soliloquy id=”121281″]