Autoridades, diretores e comunidade em geral participaram na noite desta quinta-feira (16) de lançamento do programa Câmara Mirim, um projeto proposto pela Mesa Diretora e que por indicação da mesma colocou a vereadora Camila Nascimento (PSD) como coordenadora. As inscrições, que abriram nesta quinta-feira, podem ser feitas tanto no site do Legislativo camaracriciuma.sc.gov.br quanto pelo telefone 3431-2224, das 13 às 19h de segunda a sexta-feira.
Ramsés Oliveira Costa, coordenador de apoio do programa em Blumenau falou sobre a importância da iniciativa. “Estou muito feliz em compartilhar a implementação do programa. É o plantio de uma semente de cidadania. Por intermédio do programa, os jovens desenvolvem senso crítico, além de trazerem demandas de seus bairros e escolas. A experiência de Blumenau é de sucesso. Já são 16 anos e foi o segundo a ser implantado no país”, disse.
Conforme ele, o programa já formou mais de 200 jovens com desenvolvimento de formação política e cidadã. “Algumas proposições viraram leis, como construção de hortas nas escolas. Outra ação como campanha de brinquedo que posteriormente foram distribuídos para pessoas de baixa renda também entraram no trabalho dos vereadores mirins. As escolas têm papel fundamental como agente colaborador o programa. É no educandário que as outras crianças as demandas para seus bairros e suas famílias”, comentou citando ainda os vereadores mirins que hoje estão em lugar de destaque no setor público. “Será um programa que trará bons resultados para a cidade. Parabéns ao Legislativo de Criciúma”, enfatizou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Rangel Loch, foi Vereador Por Um Dia, no ano de 1998, na cidade de Criciúma e também falou sobre sua experiência. “Estudava no antigo CIS, hoje CEDUP, e lá estava a Câmara de Criciúma explicando o projeto. Fui uma delas e escolhido. Desde então ficamos numa expectativa tão boa do que seria ser Vereador Por Um Dia. Trabalhamos dois meses trabalhando com os funcionários da Câmara. Ajudou muito a nossa escrita, a nossa oratória e em discurso. Deu um grande resultado, e foi uma experiência muito produtiva, e hoje deu resultado. Despertou-me também nisso, a vontade política”, comentou.
A vereadora Camila Nascimento (PSD) pediu engajamento das escolas e falou da importância do projeto. “Esse projeto foi idealizado em 2009 pelo presidente à época Edison do Nascimento, meu pai, e com isso tenho uma ligação muito forte. Quando a nova mesa diretora tomou posse, decidiu tirar o projeto da ‘gaveta’. Tenho convicção que a cidadania e a educação estão sendo exercidas, estimuladas e viabilizadas nesse projeto que irá promover a interação entre a Câmara, a sociedade e a escola. O papel dos diretores e a integração dos vereadores é fundamental no processo”, comentou.
O prefeito Márcio Búrigo comentou que é na idade mais precoce que se forma o caráter e estrutura. “É de fundamental importância quando associamos processo de educação atrelado ao projeto de inclusão. Parabéns ao Legislativo de Criciúma. Tenho certeza que os nossos vereadores, juntamente com as escolas, terão senso de responsabilidade muito grande. Esse projeto veio para ficar e entrar na história da cidade Criciúma”.
O presidente da Casa, vereador Ricardo Fabris (PDT), ressaltou que será um projeto muito interessante e motivador. “Blumenau traz experiência da cidadania. Mas o que mais chamou atenção foi a formação de novos líderes. Esse projeto vai ser fundamental e os diretores também fazem parte importante nesse processo”, finalizou.
Conheça o projeto – O Vereador Mirim é destinado aos alunos do Ensino Fundamental (8 aos 15 anos) do Município de Criciúma (escolas da rede particular, municipal e estadual), com o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal de Criciúma e o estabelecimento de ensino, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania.
Nesse dia, conforme eles, os alunos do ensino fundamental farão o papel de legisladores mirins, sendo que cada Sessão Ordinária terá a duração de até duas horas e compor-se-ão de três partes: Expediente, Horário Político e Grande Expediente.
Poderão participar do processo todas as escolas do ensino fundamental no Município de Criciúma, sendo que os alunos deverão estar matriculados entre o 5º e 8º anos do ensino fundamental e ter como idade limite 15 anos. Será assegurada a reserva de uma cadeira de cada sessão legislativa, para alunos especiais. Os vereadores Julio Colombo (PP) e Edson Aurélio (PSDB) também compõem a Mesa Diretora. Os parlamentares Paulo Ferrarezi (PMDB), Dailto Feuser (PSDB), Vanderlei Zilli (PMDB) e Tati Teixeira (PSD).
Colaboração: Daniela Savi