Levantamento feito na região e é referente a epidemia de 2009
O perfil epidemiológico dos casos suspeitos e confirmados de gripe A, ocorridos em 2009, na região, foi publicado na Revista Panamericana de Saúde Pública. Ao contrário do perfil nacional, o estudo revelou a ausência de comorbidade associada.
Outro ponto a considerar revela que entre os 1.149 casos suspeitos de gripe A analisados (48,6% confirmados), houve uma aproximação com os dados nacionais pelo acometimento principalmente de jovens e pela associação significativa com febre, tosse e dificuldade em respirar.
A pesquisa apontou para a necessidade de ampliação da campanha anual de vacinação para toda a população. Hoje, as doses são ministradas gratuitamente apenas para grupos considerados de risco.
O estudo enfocou os casos suspeitos notificados de julho a setembro de 2009. A pesquisa foi desenvolvida pelos professores da Unisul Janete Zandomênico, Daisson José Trevisol e Fabiana Schuelter Trevisol. Os acadêmicos do curso de medicina, Marina Constante Dutra e Estevão José Muller Uliano, também colaboraram com o trabalho.
Notisul