Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe será realizada de 4 a 22 de maio em Lauro Müller

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com Ministério da Saúde lança a 17ª Campanha de Vacinação Contra Influenza no período de 4 a 22 maio de 2015, sendo 9 de maio o dia de mobilização nacional. A vacina é constituída de vírus mortos e por isso não causa gripe, mas é suficiente para produzir defesas contra a doença.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município de Lauro Müller, Liliane Antunes, destaca a importância do lançamento da campanha de vacinação neste período que antecede o inverno, pois se trata de uma época propícia para desenvolver a gripe. “A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”, ressalta.

A gripe (influenza) é uma doença respiratória aguda causada por agentes virais chamados Vírus Influenza, a qual se caracteriza por febre alta, dor de cabeça, mal-estar, mialgia (dor muscular), calafrios e sintomas respiratórios, principalmente tosse seca, dor de garganta e coriza. A resolução dos quadros não complicados pode ocorrer em sete dias, mas a tosse pode persistir por até duas semanas.

A vacina tem que ser tomada todos os anos. O vírus Influenza, que provoca a gripe, se modifica com frequência e a vacina também muda para proteger contra as novas espécies de vírus. Por isso é importante se vacinar contra a gripe todos os anos.

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – 2015 têm como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação.

Horário de funcionamento da unidades de saúde:

– Dia “D” (09/05): das 8h às 17h (não fecha no horário de almoço).

– Nos demais dias do período da campanha o atendimento na sala de vacina será nos dois períodos (matutino e vespertino).

A vacinação ocorrerá de forma simultânea para todos os grupos com indicação de vacinação, isto é, estarão sendo vacinados ao mesmo tempo os idosos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e pacientes com comorbidades.

Grupos que poderão ser vacinados:

Idoso com 60 anos ou mais;

-Crianças de 6 meses até menores de 5 anos;
-Gestantes;
-Puérperas até 45 dias após o parto (É NECESSÁRIO COMPROVAR DATA PARTO);
-Trabalhador de saúde 
– Pessoas portadoras de doenças crônicas;

Para portadores de doenças crônicas será obrigatório apresentação de prescrição médica indicando a vacina.

Colaboração: Ascom PMLM