Uma aeronave em escala reduzida está sendo projetada por acadêmicos e professores da Faculdade Satc. O AeroSatc é uma iniciativa que visa exercer a engenharia de maneira prática, bem como ampliar a pesquisa sobre eficiência no transporte e mobilidade. O objetivo é fazer o protótipo voar carregando pelo menos 50% de carga útil. O projeto deve estar pronto até julho para inscrição na competição Sae Brasil Aerodesign, realizada no segundo semestre deste ano em São José dos Campos (SP).
Treze acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Satc trabalham no AeroSatc. A intenção é construir um avião com aproximadamente 15 quilos, dois metros de comprimento de asa e 0,9 metros quadrados de área projetada. “Nós precisamos provar a aplicabilidade de todos os cálculos, com precisão e eficácia. É para isso que estamos trabalhando em equipe”, salientou o estudante da quinta fase, Victor Ferro Mazzuco.
O AeroSatc é o primeiro aeromodelo da região sul do estado a ser elaborado por uma instituição de ensino. A aeronave vai custar aproximadamente R$ 25 mil. A competição nacional, realizada de 29 de outubro a 1º de novembro, contará com 95 equipes de todo o Brasil e os dois primeiros colocados participarão do mundial que ocorrerá nos Estados Unidos.
“Estamos muito animados com o projeto. Além de construir novos conhecimentos tenho o desejo de futuramente seguir neste ramo, trabalhar com aviação. É muito interessante ver a aplicabilidade da engenharia fora da sala de aula”, destacou o acadêmico Rodrigo Metzger.
O coordenador do projeto, professor Elvys Mercado Curi, afirma que o trabalho é um desafio para a vida destes estudantes. “A ideia é criar este espaço de pesquisa e de aprendizagem dentro da academia. Outro aspecto importante é a capacitação profissional em áreas adicionais à grade curricular”, concluiu. Enquanto o AeroSatc não está pronto, os acadêmicos utilizam de um outro aeromodelo para testes e pesquisa.
Colaboração: Portal Satc