Geral

Em Lauro Müller menos de 30% dos agricultores fizeram a inscrição no CAR

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agricultores devem ficar atentos ao prazo para realizar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural – CAR. O prazo vai vencer no dia 6 de maio. Porém, o governo federal poderá prorrogá-lo por mais um ano, se assim entender que deve. Mas, caso a prorrogação não ocorra, àqueles que deixarem de fazer o cadastro, terão que pagar multas e também não poderão ter acesso a financiamentos.

Em Lauro Müller o número de cadastros ainda é muito baixo. Do total de 1.280 imóveis rurais do município, apenas 378, que corresponde a 29,53%, realizaram a inscrição.

Segundo os dados de março, mais de 70 mil propriedades rurais já foram registradas em Santa Catarina, o que aponta um crescimento de 45% em relação a 2014.

O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A não realização do CAR restringirá o acesso do proprietário a linhas de crédito federal ou programas de fomento oferecidos pelos governos federal e estadual.

Com a inscrição do imóvel no CAR, o proprietário ou possuidor rural fica desobrigado de fazer a averbação da Reserva Legal em cartório, A Reserva Legal ficará automaticamente registrada no CAR, após aprovação da sua localização pelo órgão competente e não poderá mais ser alterada.

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site www.car.gov.br. Em Lauro Müller apenas dois locais estão realizando o CAR: No Sindicato dos Trabalhadores Rurais – telefone: 3464-3112 e Paola Freiberger – telefones: 8819-7860 e 8441-8176. Nos dois locais é necessário agendar horário para a realização da inscrição. Para agilizar a realização do cadastro o agricultor deverá levar os seguintes documentos: CPF e Identidade do proprietário; Escritura do imóvel; Mapa da propriedade e mapa da reserva legal (se possuir).