Política

Ibama dará parecer em 15 dias sobre licenciamento para pavimentação

Foto: Fernanda Rodrigues

Foto: Fernanda Rodrigues

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, receberam do presidente do Ibama, Volnei Zanardi Júnior, a notícia de que o impasse envolvendo a liberação da licença ambiental que autoriza o início das obras de pavimentação da Serra do Faxinal deverá estar resolvido em 15 dias. A informação foi dada nessa quarta-feira (8), em audiência em Brasília. O trecho de oito quilômetros está localizado entre o município de Praia Grande, no Sul do Estado e a divisa com o Rio Grande do Sul.

O prazo é para que o Estado possa adequar pequenos ajustes exigidos pelo órgão ambiental, envolvendo, entre outras questões, a identificação de espécies de vegetação e fauna e de Áreas de Preservação Permanente (APP). Neste mesmo período, o Ibama se comprometeu a avaliar e pedir possíveis correções. “Dentro de 15 dias quero uma posição final sobre esse assunto”, reforçou o presidente Zanardi Júnior.

De acordo com o governador, a pavimentação da Serra do Faxinal conta com recursos de um financiamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e assim que o Ibama liberar a licença a empresa, que já está contratada, deverá iniciar a obra.“Será fundamental para o desenvolvimento econômico e do turismo das duas regiões”, reitera Colombo.

Segundo o diretor de planejamento do Deinfra, Carlos Alberto Ferrari, que participou da reunião, o investimento passa dos R$ 30 milhões. Também participaram da audiência o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus.

Colaboração: Francieli Dalpiaz