Clima

Chuva intensa na região Sul ainda não causa alerta

Até o momento, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil não receberam chamadas de emergência, como alagamentos ou deslizamentos

A chuva forte que caiu sobre a região Sul de Santa Catarina na noite deste domingo e durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira ainda não causou alerta aos Bombeiros dos principais municípios das regiões da Amrec, Amesc e Amurel. De acordo com os socorristas que estavam de plantão nas últimas 12 horas, não houve nenhum chamado de emergência devido à chuva neste período, segundo publicação do Portal Engeplus.

A coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Ângela Melo, informa que o município está apenas em estado de atenção, pois a chuva que caiu até o momento é intensa e permanece ininterrupta há algumas horas. No entanto, conforme Ângela, ainda não é necessário o estado de alerta. "O lençol freático não está abastecido de forma suficiente, por causa da estiagem, então ele vai consumir a água desta chuva de forma bastante rápida, por isso os alagamentos podem demorar um pouco mais para acontecer", afirma.

De qualquer forma, segundo a coordenadora, áreas de encosta são os pontos que, geralmente, exigem mais atenção. Nestes locais as casas e obras são construídas de modo irregular, o que pode causar desabamentos e acidentes maiores. "O monitoramento é feito em toda a cidade, mas de forma especial nos bairros onde já aconteceram problemas de deslizamentos, como o Santa Catarina e Morro Cechinel", destaca Ângela.