Geral

107 baleias franca são avistadas

Quase a metade dos mamíferos era filhote. Foi o segundo sobrevoo da atual temporada de observação

O número de baleias franca avistadas em setembro, mês geralmente com maior número de aparições dos mamíferos, ficou dentro da média durante o segundo sobrevoo da temporada de observação. No total, foram vistos 107 animais, 51 deles filhotes.

A temporada 2012, conforme matéria do Jornal Notisul, é comemorada pelos pesquisadores. No primeiro sobrevoo, houve recorde de baleias avistadas em julho: 103. Algumas vistas na primeira oportunidade apareceram novamente. Entre elas, um filhote albino que já ganhou peso, na praia de Ibiraquera, em Imbituba, e a baleia encontrada no início de agosto ferida no litoral norte, batizada como Mariscal, que agora passa bem.

“O resultado deste sobrevoo com a avistagem destas e algumas outras baleias conhecidas, além da grande quantidade de filhotes, um dos números mais altos que já registramos, demonstra a importância deste monitoramento aéreo e a continuidade das nossas pesquisas sobre as baleias no litoral catarinense”, destaca Paulo Flores, analista ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio.

O projeto

O Projeto Baleia Franca, que este ano completa 30 anos, é uma ONG mantida em parceria com a Santos Brasil. O apoio é considerado uma evolução dos trabalhos conjuntos desenvolvidos durante as obras de ampliação do Tecon Imbituba, administrado pela Companhia Docas.

Com a recente ampliação da parceria, além de dar continuidade às avistagens dos animais nas imediações do Tecon Imbituba, a Santos Brasil passou também a apoiar o projeto científico de preservação desenvolvido pela ONG. Os trabalhos englobam atividades de pesquisa e a conservação do habitat, monitoramento, controle populacional (como reconhecimento dos animais a partir da foto-identificação individual) e programas de conscientização.