Cultura

Crianças de Cras de Criciúma criam livro por meio de projeto da Unesc

A ação foi desenvolvida pelo Museu da Infância

Brincar em volta dos trilhos do trem sempre foi comum entre as crianças do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Vila Miguel de Criciúma. Suas histórias foram compartilhadas por meio do projeto de extensão “Museu da Infância e o Cras”.

A primeira edição do projeto, realizada em 2012, se transformou em um livro, intitulado “O Trem da Vila”, que será lançado nesta quarta-feira, às 14h30min, no hall do Bloco Administrativo da Unesc. Por meio do projeto de extensão são organizadas oficinas de elaboração de brinquedos e contação de histórias com as crianças dos Cras de Criciúma. As atividades são realizadas com os pequenos de cinco a 12 anos de idade, que participam do projeto durante seis meses.

“O livro irá contar uma história que as próprias crianças inventaram durante a atuação do projeto. Bem ao lado do Cras Vila Miguel há o trilho do trem, onde eles brincam constantemente. Desta forma, a atividade transformou os pequenos tanto em autores quanto protagonistas da história. As ilustrações também foram desenhadas por elas”, conta a organizadora do livro, Edite Volpato Fernandes.

O livro será distribuído gratuitamente nas escolas e nos Cras da região. Edite afirma que essa é uma oportunidade de mostrar para a comunidade o significado e a importância da extensão realizada pela Universidade.

Colaboração: Mayra Lima / Comunicação Unesc

 

[soliloquy id=”118652″]