Geral

Fiéis participam da Via-Sacra em Lauro Müller

Centenas de fiéis acordaram bem cedinho nesta Sexta-Feira Santa (3) e caminharam pelas principais ruas do Centro de Lauro Müller. Carregando uma cruz de madeira, eles relembraram os passos de Jesus Cristo a caminho da crucificação até a ressurreição. A caminhada, conhecida Via-Sacra, é uma tradição da Igreja Católica e faz parte dos atos religiosos tradicionais da Semana Santa. Porém, em Lauro Müller ela deixou de ser realizada nos anos em que ocorreu a apresentação da encenação da Paixão de Cristo pelo grupo de teatro Arte & Resgate.

Por volta das 7 horas, os cristãos se concentraram no pátio da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, onde rezaram e entoaram louvores, antes do início do cortejo. Em seguida, homens, mulheres, jovens, idosos e crianças saíram em caminhada, percorrendo um total de 14 estações, carregando a cruz, como um testemunho de fé.

De acordo com o pároco padre Valmor Boeger, esse é um dos momentos de maior importância no calendário cristão. “Esse é um dia onde as pessoas procuram associar seus sofrimentos aos de Jesus Cristo, pois cada um tem uma cruz para carregar. Então nós lembramos nessa data, das dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia e ao mesmo tempo purificamos nossos corações abrindo-os para o amor e a solidariedade, pois nos lembramos do Cristo que morreu na cruz para nos salvar”, destaca o sacerdote.

Outras celebrações vão ocorrer ainda nesta sexta-feira. Às 15 horas acontecerá a Celebração da Paixão de Cristo com adoração da cruz. À noite, às 19 horas, haverá procissão com o Senhor morto.

Ainda segundo o Pároco de Lauro Müller, no sábado (4), ocorre Vigília Pascal às 18 horas em Guatá e Itanema e às 20 horas na Matriz e em Barro Branco. “São celebrações onde acontecem as bênçãos do fogo e da água e as renovações das promessas do batismo. Nós pedimos aos pais se tiverem filhos recém-nascidos para serem batizados, então, que os tragam nesta celebração. Aqui em Lauro Müller ainda não é costume, mas essa é uma orientação e daqui a pouco os pais vão fazer questão de batizar seus filhos na Vigília Pascal”, explica padre Valmor Boeger.

[soliloquy id=”118017″]