A Câmara de Vereadores de São Joaquim, após muitas discussões, aprovou na tarde de segunda-feira (30) o Projeto de Lei que estabelece a contratação de um bioquímico, facilitando desta forma a realização de exames rápidos pelo próprio município.
Conforme o site São Joaquim Online, a sessão foi polêmica, pois o Vereador Maurício Yamashiro havia pedido vistas em nome do Vereador Guinho Biolo, que estava ausente. Porém O Vereador Tiriva e Vanor relutaram do pedido de vistas e batalharam para que o projeto fosse votado.
Por fim a maioria decidiu por votar o projeto em definitivo e o resultado foi inesperado: 3 a 4 pela contratação do Bioquímico.
Vereadores favoráveis da contratação do Bioquímico para o Posto de Saúde:
Edson Andrade (Tiriva)
Vanor De Bettio
Antônio Baduí
Agenor Valim
Vereadores contrários a contratação do Bioquímico para o Posto de Saúde:
Olavo Costa
Diomar Antunes
Maurício Yamashiro
Ausência:
Jefferson Biolo – Guinho (Viajou para Tubarão para tratar assuntos referentes a UNIMES)
Não votou:
Tulinho Mattos (Pelas regras o Presidente da Câmara só votaria em caso de empate)
O Vereador Maurício Yamashiro foi o que mais defendeu a “não contratação” do Bioquímico para o Posto de Saúde por considerar que seria mais barato pagar laboratórios particulares.
Porém o Vereador Vanor De Bettio rebateu: “O que está em jogo não é o que é mais caro ou mais barato, mas sim a própria obrigação do município de ter um Bioquímico para a realização dos exames no próprio Posto de Saúde”.