Na terça-feira (31), às 19 horas, será realizada no Auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Samae, a segunda Audiência Pública para tratar das Diretrizes e Propostas para elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Ludgero. O plano está sendo desenvolvido com total apoio da Associação dos Municípios da Região de Laguna – Amurel, e participação direta da empresa SC Engenharia e Geotecnologia.
Com uma população de 12 mil habitantes o município fechou o ano de 2014 gerando 229 toneladas de lixo mensalmente. O Município possui um custo mensal médio atual de R$ 54 mil com as empresas Recicle, Serrana Engenharia Ambiental, Servioeste Soluções Ambientais, bem como os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Obras para que juntas aconteça o recolhimento, triagem, compostagem, destinação de rejeitos com transporte até o aterro sanitário, limpeza pública e destinação ao lixo gerado pelo setor de saúde.
Através de um diagnóstico minucioso realizado no município constatou-se de que todo o lixo gerado, mais de 40% é resíduos orgânicos, 35% recicláveis secos e 24% são rejeitos. A arrecadação com a taxa de lixo, através do IPTU para coletar e dar destino correto ao lixo cobre apenas 33% dos custos municipais.
Na cidade não existe nenhuma parceria e convênio, através da chamada parceria compartilhada, com indústrias, comerciantes e fabricantes para o recolhimento e destinação correta de determinados produtos como pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, agrotóxicos, lâmpadas e eletrodomésticos.
Há ações individuais, como a do Grupo Copobras, que mantém um programa interno para recolhimento de óleo utilizado nas residências e a ação da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero – Cegero, que disponibiliza vários coletores pela cidade para as pessoas depositarem lâmpadas que de período em período são recolhidas e o destino correto é dado por uma empresa especializada que é paga pela Cooperativa.
Sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o prefeito Volnei Weber, diz que o município já sinalizou positivamente para integrar o Consórcio Santa Catarina, uma proposta regionalizada para a Gestão dos Resíduos Sólidos, de que atualmente a coleta realizada na cidade apresenta falhas e que a solução correta para o lixo gerado é um grande desafio futuro não só da Administração Municipal, mas dos empresários, comerciantes e população em geral.
“Através do esforço conjunto e união podemos alcançar êxito e sermos referência, assim como já acontece na parte de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem pluvial”, observa. Volnei pontua que também existem falhas em relação à limpeza urbana e suas destinações.
“O Plano envolve várias situações que interessa a todos e que por este motivo é importante que a comunidade em geral, segmentos e representantes participem da Audiência e de todo o processo de elaboração para juntos traçarmos as diretrizes, estratégias, metas e a implantação de fato”, reforça.
Atualmente, de todo lixo recolhido em São Ludgero, por força de contrato, 20% é reciclado através da empresa Recicle, antes de ser destinado ao aterro sanitário no município de Pescaria Brava.
Pontos importantes que precisam ser definidos no plano:
– Setor Administrativo Municipal responsável;
– Adesão ou não a algum tipo de consórcio;
– Identificar e cadastrar estabelecimentos privados, geradores de determinados resíduos, com rotinas de registro das informações e ainda celebrar reuniões e termos de compromissos;
– Cadastramento dos catadores/sucateiros que atuam no município;
– Plano para destinação dos resíduos de construções, demolições, podas etc…;
– Definição de projeto que trata da área de triagem;
– Definição de projeto que trata da área de compostagem;
– Pontos voluntários de entregas de determinados lixos;
– Parcerias e convênios a serem firmados;
– Coleta Seletiva do Lixo.
Etapas da Elaboração do Plano:
– Mobilização Social e Divulgação;
– Elaboração do Diagnóstico da Situação Atual;
– Definição de cenários futuros;
– Definição das diretrizes e estratégias – planejamento das ações;
– Metas, programas e recursos necessários;
– Processo de implementação do PMGIRS.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero