Alguns equipamentos da TAM também chegaram ao aeroporto
A menos de um mês da data programada pela empresa TAM para iniciar os voos comerciais no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, o terminal está pronto para receber os passageiros.
De acordo com o Jornal Notisul, foram instalados 15 ares-condicionados de 60 mil btus para climatizar as áreas de check-in, embarque e desembarque. Também estão disponíveis no terminal as cadeiras para passageiros e visitantes do aeroporto em geral, que permanecerão em áreas de livre circulação dentro do terminal.
“Hoje, podemos receber confortavelmente os passageiros e visitantes. Em breve vamos disponibilizar aos usuários do aeroporto a lanchonete, aluguéis de carros, e outros departamentos comerciais”, revela o superintendente da RDL Aeroportos, Walmir Santos da Silva Junior.
A TAM disponibilizou alguns equipamentos de rampa, como escadas e garfo de recuo para que a aeronave possa taxiar no pátio. Além desses, a empresa instalou a estrutura de escritório e também de check-in no saguão do empreendimento.
“As demandas burocráticas estão em andamento e a estrutura já é diferente no aeroporto. Em breve, o processo hotran (horário de transporte) deve ser liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, com isto, a empresa deverá iniciar os procedimentos finais para o início dos voos”, explica o superintendente.
Hotran
O processo de hotran significa a autorização de transporte aeroviário que a Anac concede às empresas aéreas e visa a possibilidade das mesmas efetuarem voos de um ponto ao outro. Neste caso específico, a TAM entrou com o pedido formal dos voos entre Congonhas e Jaguaruna e aguarda a
autorização final.
Voos
A previsão é que a TAM comece a atuar com os voos comerciais no dia 27 do próximo mês. Será a primeira empresa aérea a operar voos regulares em Jaguaruna. A operação será realizada de segunda a sexta-feira, com saída às 13h10min do aeroporto de Congonhas (São Paulo) e chegada em Jaguaruna às 14h30min, e com o voo de regresso às 15h05min de Jaguaruna e volta a São Paulo às 16h10min. A operação será com aeronaves Airbus modelo A319, cuja capacidade total é de 144 passageiros.
Táxis
A falta de táxis no aeroporto é uma das preocupações dos futuros passageiros. O edital de licitação foi suspenso nesta semana por prazo indeterminado. É necessário fazer correções no edital. O prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli (PP), acredita que seja possível remarcar para a próxima semana.
Comercialização
Existem ainda diversos espaços de comercialização abertos para negociação, como restaurante, tabacaria, entre outros. Para informações, os interessados podem ligar para o número de telefone (48) 3624-8800.
Lista para voo inaugural
Com o intuito de valorizar as pessoas que trabalharam e desempenharam um papel muito importante na concretização do aeroporto, a Associação Empresarial de Tubarão – Acit, abriu uma lista para todos os interessados que quiserem participar do voo inaugural. Serão priorizadas as autoridades e as lideranças de maior participação no processo de todo o projeto e obra. As passagens ainda não estão disponíveis para a compra, mas os nomes da lista serão repassados às autoridades e à TAM pela associação. Informações para registro por meio do telefone (48) 3626-6222.